top of page

Ela nunca sai de moda

  • Foto do escritor: Alessandra Cinti
    Alessandra Cinti
  • 21 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Massagem

Ela é atemporal e mantém a mesma eficiência. Uma das técnicas mais utilizadas nos centros de estética e que eu particularmente, adoro e recomendo. Quem nunca experimentou uma massagem não sabe o que está perdendo. Aqui neste post quero ajudá-las a esclarecer para que servem e como funcionam duas técnicas bem tradicionais, a drenagem linfática e a massagem modeladora. Muitas mulheres ainda tem dúvidas na hora de escolher qual delas seria a melhor. Bom, se você ainda não sabe, leia esse texto até o fim e fique cada dia mais linda.

A drenagem linfática é uma massagem superficial, com movimentos lentos, precisos e com suave pressão. Sua principal função é estimular o sistema linfático, que é responsável em coletar os líquidos espalhados pelo corpo, sendo possível que sejam filtrados, direcionados na corrente sanguínea e o excesso é eliminado pela urina.


Os benefícios da drenagem linfática são diversos, por exemplo, após cirurgias estéticas como a lipoaspiração e abdominoplastia, pois ativa a circulação sanguínea diminuindo o processo inflamatório causado pela cirurgia. Outra indicação, é a drenagem durante a gestação, pois ajuda a relaxar e aliviar os inchaços característicos da gravidez. A drenagem atua também na diminuição dos sintomas da TPM, uma vez que elimina toxinas que causam a irritação, além de, melhorar a retenção de líquidos. Existe também a aplicação da drenagem na técnica facial que traz como beneficio o retardo do envelhecimento, eliminação das marcas de expressão na região dos olhos, pois atua na ativação da circulação sanguínea.



A mais utilizada nas clínicas de estética é a drenagem para o tratamento de celulites. De acordo com alguns especialistas a celulite está diretamente ligada à retenção de líquidos e a drenagem alivia estes sintomas trazendo melhora tanto no aspecto da pele como na diminuição do tamanho das células de gordura e aumento do espaço entre elas.

As contra-indicações são: pessoas com processos inflamatórios ou infecciosos, processos tumorais, insuficiência cardíaca, hipertensão e diabetes descompensadas, problemas pulmonares, tuberculose, insuficiências renais ou hepáticas, trombose, flebites, erisipela, afecções da pele e febre.

Massagem modeladora, como o próprio nome já diz, ela serve para modelar o corpo. Através do favorecimento da lipólise (queima de gordura), ela diminui as medidas corporais e a celulite.

Essa técnica exige maior pressão das mãos do terapeuta sob a pele do paciente, são realizadas manobras de amassamento e deslizamento, com movimentos vigorosos e rápidos, que proporcionam atingir as camadas mais profundas da pele melhorando a circulação sanguínea e o metabolismo local. Podem ser usados acessórios para aumentar a intensidade da massagem como: rolos com pequenas ventosas, bolinhas com texturas, luvas com texturas, bambu, entre outros.


A aplicação dessa massagem geralmente é realizada nas áreas do corpo com maior concentração de gordura, como: abdômen, cintura, coxas, culotes, glúteos, costas e braços. Para realizar as manobras, geralmente, é utilizado um creme com ativos termogênicos , que serve para aquecer e estimular o metabolismo local.


Por se tratar de uma massagem mais vigorosa, é importante ressaltar as contra-indicações, que são: gestantes, cardiopatias, processos inflamatórios e infecciosos, hipertensão, febre, osteoporose, fratura óssea, trombose, flebites, varizes e fragilidade capilar.

Minha opinião:

Antes de decidir qual técnica será melhor para você, é importante escolher uma boa profissional, pois esta irá lhe ajudar a definir o que realmente te beneficiará.

Em pós-operatório é indispensável que seja utilizada a drenagem linfática, as manobras terão que ser muito suaves e com pouca pressão.

Quando a finalidade é estética, sempre associei as duas massagens, drenagem linfática e modeladora. Para mim, é de extrema importância que todo o corpo seja drenado, que os glânglios sejam desobstruídos e que nas áreas com acúmulo de gordura, é preciso realizar manobras mais vigorosas para que ocorra o estímulo do metabolismo local e o aumento do aporte sanguíneo da região, conseguindo assim ativar as células de gordura.

Depois de avaliar a paciente definimos o quanto de pressão podemos utilizar, o grau de flacidez da pele e a fragilidade capilar sanguínea, entre outros, é que irá nos orientar como proceder no tratamento.

Uma dica importantíssima, nenhuma técnica pode causar hematomas, caso isso ocorra algo está errado, podendo ser que, a terapeuta excedeu na pressão, realizando manobras bruscas demais ou você possui uma grande fragilidade nos capilares sanguíneos.

Lembre-se: a massagem, independente da técnica utilizada, sempre terá que proporcionar, além do seu propósito principal, um grande bem estar e relaxamento.

Até breve!

Alessandra Cinti

Comments


ALESSANDRA CINTI
Alessandra Cinti

Olá, Sou Alessandra Cinti, fisioterapeuta, casada, mãe de dois filhos e apaixonada por tudo que me faz mais bonita e feliz. Atuei [..] Saiba Mais

CATEGORIAS
PUBLICIDADE
Massochin França - Saúde Bucal e Estética do Sorriso
Instantly Agelles
PROCURE POR TAG
COLABORADORES
Flávia Vicuña

Flávia Vicuña

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
Rafael Zago

Rafael Zago

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
bottom of page