Fim de ano chegou. É hora de correr atrás do prejuízo.
- Alessandra Cinti
- 4 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

Sempre fiz alguma atividade física: na minha infância e na adolescência joguei vôlei, fiz jazz, lambada, natação, enfim, nunca fiquei parada. Quando adulta, foram várias idas e vindas na academia e no pilates. Mesmo sem gostar muito de malhar, fiquei buscando me movimentar e manter a saúde em dia. Após os 37 anos, bateu a preguiça: não consigo me manter firme nos treinos. Vou no primeiro mês certinho, depois começo a faltar, até desistir de vez. Mas, tomei uma decisão e quero te fazer um convite: que tal deixar a preguiça de lado e correr (literalmente, rsrsrsrsrs) para começar a queimar as gordurinhas que estão em excesso? Afinal, teremos dois dias de muita comilança: o Natal e o Ano Novo, lembrando também que o verão está chegando e que precisamos colocar um biquíni sem passar vergonha.
Pensando em tudo isso e no meu condicionamento, fui buscar uma atividade física que nos proporciona vários outros benefícios: o TREINO DE CORRIDA INTERVALADO. Esse método de treinamento promove a melhora da condição cardiorrespiratória, fortalecimento de membros inferiores e superiores, diminuição do colesterol ruim e triglicerídeos, previne doenças como: osteoporose, artrose, diabetes e utiliza como principal fonte de energia, a gordura. A corrida fortalece o coração, melhora o humor e pode acelerar o metabolismo por até 48 horas após seu treino.
Todas vocês sabem a importância da atividade física para a saúde do corpo e da mente, tanto para ficar com o corpo bonito quanto para deixar você mais feliz. Hoje em dia, temos uma variedade de treinos e aulas coletivas ou individuais que atendem a necessidade de cada pessoa respeitando seus limites e condicionamento.
Procurei mostrar aqui no blog uma atividade simples que, sendo bem executada, conseguimos ótimos resultados. Podemos começar esse treino sozinhas, na rua, no parque, na esteira ou em uma pista, mas o ideal mesmo é procurar um profissional de Educação Física ou uma assessoria que presta esse tipo de serviço pelo menos no começo. Assim, você receberá todas as orientações necessárias para que não tenha nenhuma lesão e consiga alcançar seus objetivos.
Pesquisando e vendo em outras pessoas os benefícios da corrida, decidi buscar ajuda com o personal training Paulo Victor para me orientar qual seria a melhor forma de começar a correr. Seguindo suas dicas, antes de colocar os pés na pista, a primeira coisa a fazer é comprar um bom tênis, aqueles próprios para correr, sabe? Se estiver dúvida, é só ir em uma loja que tem vendedores especializados nesse assunto (Anita, Centauro, World Tennis, Planeta Esportes, essas são algumas que eu lembro aqui em Cpo Gde) que eles vão achar a melhor opção pra você.
Com o tênis nos pés, é hora de começar! E no meu caso teve que ser beeeeeem do início rsrsrsrsrsrsr.
Para ficar tudo mais fácil pra vocês, achei melhor fazer um vídeo do meu primeiro dia de treino. O Paulo explicou direitinho, passo a passo, como devemos iniciar nossa corrida intervalada, é só dar uma olhada logo abaixo.
Esse método é excelente. Normalmente, é utilizado para aumentar a resistência de longa duração. A adaptação o treino dura em média de 15 a 25 minutos, na fase intermediária 20 a 30 minutos e quando estiver mais avançado utilizamos Km percorridos. O treino começa preparando as articulações, depois é utilizado alguns equipamentos de treinamento funcional para o aquecimento. Em seguida, utilizamos 3 sobrecargas: caminhada (deve ser lenta), trote (passos curtos e acelerados) e a corrida (passos acelerados ao máximo, ir até ao seu limite de explosão muscular). No final é imprescindível realizar alongamentos.
É importante relatar que o vídeo foi feito no primeiro dia e que a cada semana iremos diminuir o tempo de caminhada e de trote, aumentando o tempo da corrida. Exemplo: 5 minutos de caminhada, 5 minutos de trote e 10 minutos de corrida, lembrando que a evolução acontece de acordo com o seu feedback.
Achei o treino bem tranquilo, curto, como eu gosto, sem enrolação ou desgaste. Estou super animada! Espero que vocês também tenham se contagiado e comecem hoje mesmo a correr atrás do prejuízo.
Um grande beijo!
Alessandra Cinti
CONTATO:
Paulo Victor Davalo Quintana – Personal Treining
Fone: (67) 9268.9833
Comentarios