O poder do pedal
- Alessandra Cinti
- 21 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Que pedalar faz bem para a saúde todo mundo sabe né? Pedalar ao ar livre e respirar o ar puro então, é melhor ainda! Mas, nem sempre sobra tempo suficiente ou o clima está apropriado para que isso seja possível. E aí, o que fazer?
Já pensou em andar de bike dentro da academia?
Pensando nessa possibilidade e em mostrar para você o quanto é vantajoso a bike indoor, fui até a Academia Praktika saber mais sobre o RPM (Row Power in Motion, ou em tradução livre "Puro poder do movimento") que é uma ótima opção!
O RPM é um treinamento executado em bicicletas estacionárias, dentro de uma sala, com coreografias organizadas com base científica, que são realizadas por um instrutor para direcionar os alunos de maneira que o treino seja maximizado. Esse treino estimula a variação da frequência cardíaca com o intuito de proporcionar maior gasto calórico no tempo ideal para que não ocorra diminuição de massa magra. Em 50 minutos de aula, melhora o condicionamento físico, a circulação cardiovascular, tonifica as pernas e glúteos e combate as temidas celulites.
É uma aula super empolgante! Durante o percurso o aluno simula vários tipos de terrenos como: subidas, terrenos planos, terrenos mistos, e até montanhas, variando de acordo com a carga utilizada e a posição que o aluno pedala na bicicleta. E, o melhor dessa aula, é que todo o treino é realizado com músicas que estão nas paradas de sucesso, além dos melhores flash-backs, ou seja, além de queimar cerca de 650 calorias, você se diverte, aumenta a sensação de bem-estar e melhora o humor.
Essa aula é ideal para os iniciantes, pois não é necessário grande coordenação motora ou movimentos complexos, basta "pegar o ritmo" com o decorrer das aulas. Ela é montada para que o aluno fique até o final, pois entre os trechos mais difíceis, existem momentos de recuperação, onde dá para descansar e recuperar o fôlego para o próximo desafio, o que mantém o metabolismo acelerado por mais tempo fazendo com que o corpo continue queimando calorias mesmo depois da aula, enquanto descansa.
Seja pelas facilidades da academia, para fugir do frio, da chuva, ou se você gosta de desafios, o RPM é garantia de muitas calorias a menos, qualidade de vida e diversão!
Bom, se você se empolgou e decidiu começar a praticar o RPM, veja essas dicas:
* Leve sempre uma garrafinha com água para as aulas. A desidratação vai acontecer se você não se hidratar o suficiente, e nos treinos de RPM uma coisa é certa, você vai perder muuuuito líquido (suor). Beba água antes, durante e depois dos treinos.
* Adquira bermudas específicas para o ciclismo. Pode parecer não fazer diferença, mas você vai notar assim que começar a praticar, pois essas bermudas trazem uma proteção abaixo do quadril, que vai te dar um conforto extra ao pedalar.
* Respeite o seu corpo. O RPM tem diferentes níveis de intensidade, não tente seguir as aulas a um ritmo diferente do seu. Converse antes com o seu professor para que ele te indique as aulas certas.
* Ajuste a bicicleta de acordo com a sua altura. O banco da bicicleta deve estar à altura do seu quadril. E as fivelas de segurança encaixadas nos seus pés.
* Descanse. Toda atividade física requer um descanso para o corpo recuperar do esforço sofrido. Não ignore esse fato.
Para você entender melhor toda essa teoria, gravei um vídeo contagiante, de uma aula de RPM, com o instrutor Igor Cinti e uma galera pra lá de animada. Assista o vídeo abaixo e se empolgue também.
Um grande beijo!
Ale Cinti
CONTATO:
Academia PRAKTIKA
Rua: Sebastião Lima, 733
Jardim São Bento
Fone: (67) 3384.6730
コメント